ACIDENTE DO TRABALHO E ORIENTAÇÕES PARA ABERTURA DE CAT

Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Consideram-se, também, como acidente do trabalho:

  • A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;
  • Acidente típico, que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa;
  • Acidente de trajeto, que ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho ou desse para aquele, considerando a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.

Em casos de acidente do trabalho, veja abaixo algumas orientações que deverão ser seguidas:

1) Em acidentes típicos ou de trajeto, a pessoa deverá dirigir-se à Santa Casa de Misericórdia ou Hospital da Unimed (em casos mais graves, ligar para o SAMU – 192);

2) No hospital, comunicar que sofreu um acidente de trabalho, para que o médico que o(a) atenda providencie a Guia de Acidente de Trabalho. É IMPORTANTE solicitar a guia, pois apenas de posse dela é que poderá se cadastrar a "Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT" junto ao INSS.

3) Apresentar em NO MÁXIMO 24 HORAS APÓS O ACIDENTE, ao Serviço de Pessoal, a sua Guia de Acidente do Trabalho e, em casos de afastamentos, o atestado médico (contendo o CID), para o cadastro da CAT no sistema online do INSS.

Mapas de Risco

Login Form